O que é sucesso para você?

Sucesso, assim como gosto, é algo bastante particular, pelo menos na minha compreensão, e tenho que admitir desde pouco tempo. Durante minha caminhada eu acreditei que sucesso era algo um pouco geral. Casa, carro, emprego bem-sucedido, dinheiro, família feliz com vários filhos, viagens para diversos lugares, reconhecimento e aposentadoria tranquila. Pode ser que uma, ou mais, opções destas citadas acima se encaixe no seu entendimento de sucesso ou nenhuma destas e você tenha outra visão do que é sucesso. E isso que é o formidável de nosso individualismo, acredito eu, cada um de nós está aqui para fazer a sua história e conquistar aquilo que lhe encha os olhos por mais que em alguns momentos possamos nos desviar do que faz nosso coração pulsar ao desejar aquilo que é lindo aos olhos dos outros.


Somos, em maior ou menor medidas, produtos do nosso meio sofrendo assim influências externas desde pequenos e durante nosso crescimento vamos tendo um pouco mais de entendimento sobre isso ou não, e acabamos por muitas vezes olhando os sonhos de outras pessoas, parecendo à primeira vista mais interessantes, e nos apossando deles como se nossos fossem desde o princípio. Em muitas situações nossos sonhos podem parecer tão distantes e tão grandiosos que nosso meio pode ficar assustado e acaba por tentar frear-nos para que não nos frustremos se não alcançá-los ou por os acharem descabidos demais. Mas deixa eu lhe dizer algo, se você consegue conceber isso em sua mente é porque você é capaz de concretizar. Deus, o Universo, ou seja, qual for a força superior que você acredita jamais o impulsiona a sonhar algo que esteja fora de seu alcance, pode ser que leve mais tempo do que você imagina, mais trabalho do que você possa supor e mais abdicações que você jamais pensou, mas, você é sim, capaz de realizar!

Pensei sobre esse assunto depois da passagem de um livro, que estou me deleitando em lê-lo, além da fácil leitura a cada página faz-se necessária uma pausa para reflexões, e tenho que confessar que amo livros assim, que permitem ao leitor questionar-se inúmeras vezes enquanto o aprecia. ” Sucesso é você ter coragem de ser você mesmo, independentemente de qualquer coisa”.¹ Pode ser que esta pequena frase tenha ressoado com o momento em que vivo e fez sentido a quem estou agora. Jamais imaginei que dedicaria tanto tempo, esforço e dedicação para ser simplesmente eu. Não é tarefa fácil você dizer não para o que esperam de você, tampouco é sereno ter coragem de assumir seu verdadeiro eu após tanto tempo sendo o que os outros queriam. Eu me deixei levar por este papel, sendo assim é minha responsabilidade, também, me encontrar em outros do meu agrado. Essa é uma visão de sucesso para mim hoje, ser eu mesma sem me importar com o que vão falar ou pensar, pode parecer pequeno e bobo, mas sabe de uma coisa? Nem se quer concepção de sucesso e muito menos sonhos devem ser justificados a ninguém, cada um de nós tem os seus e devem, indubitavelmente, serem respeitados.


Para você o significado de sucesso é ser milionário e ter a tão sonhada liberdade com isso? Ótimo, continue em frente. Para você é poder rodar o mundo com uma mochila nas costas e desbravar novos lugares? Incrível, vai com tudo. Também pode ser ter uma casa no meio do campo, uma vida mais simples e sem tanta correria? Maravilhoso, entenda que você não está louco ou tampouco indo na contra-mão das pessoas, vivemos em mundo capitalista onde muitos sonhos se baseiam sim, em conquistar coisas, mas este pode não ser o caso e está tudo bem. Lembre-se que você não precisa justificar o seu modo de ver a vida aos outros mas, cabe a você também não julgar a compreensão de outras pessoas em relação a isso. Aprenda a respeitar e se abrir para outras visões, viemos realizar e conquistar objetivos distintos então por que condenar ou zombar o dos outros? Tenho certeza que você não ficaria à vontade se rissem de você e de seus planos mais disparatados. Foque no seu sucesso, se puder ajudar no de outras pessoas o faça, sempre que possível, vibre por quem chegou onde almejava, pois, ao ficar feliz, genuinamente, pelos outros você atrai cada vez mais bênçãos a si mesmo.

¹ Ware, Bronnie: Antes de partir – os 5 principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer – São Paulo: Geração Editorial, 2012; (página 88).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *