Todo pensamento é um mestre e ele deve ser atendido

Leio e escuto por aí muitas coisas que me deixam impactada, como o caso dessa acima, mas tenho que ser honesta que não lembro muito bem aonde a escutei. Deixei ela anotada no meu bloco de ideias onde guardo frases e pensamentos para utilizar em momentos posteriores. Isso ocorre com grande frequência, pois em alguns momentos quando elas surgem não me sinto pronta para escrever sobre o assunto, mas por qual razão estou explicando tudo isso se nem faz sentido com o artigo? Bom, essa nem eu sei lhe responder. Começo falando sobre uma coisa e quando vejo já estou há léguas de distância, mas agora pensando melhor faz um pouco de sentido, assim como bem dito pela chamada do artigo nosso pensamento é um mestre e muitas vezes me deixo levar, falar e escrever sobre onde ele está me levando, percebe que frágil é isso? Não? Fica um pouco obscuro ter essa dimensão quando estamos falando de uma coisa simples como essa, mas quando os seus pensamentos começam a ir para um lado mais sombrio e incessante, como faz?

Nossa mente consciente é como um jardineiro cuidando de seu jardim. Animado ele ara a terra, a prepara, aduba, planta as sementes do que ele deseja colher (vamos usar nesse caso roseiras, você pode escolher outra se quiser) enfim, ele idealiza o que almeja extrair daqui a um determinado tempo. Diariamente ele cuida de seu jardim, rega, protege de temperaturas mais extremas e cuida para evitar as pragas que podem invadir sua plantação e destruir suas roseiras em pouquíssimo tempo. Porém, temos mais um componente nessa equação, o nosso subconsciente, neste caso representado pelo jardim. O subconsciente é um fiel servidor, não julga e nem rotula nada, como a consciência faz, entre bom e mal, feio e bonito, isso é apropriado e isso não é. Bom, suponho que você já entendeu um pouco da minha analogia até aqui, não é? Quando os pensamentos estão alinhados com o objetivo tudo parece fluir, a terra, as sementes, o tempo, mas se nos descuidamos e deixamos uma pequena fresta aberta os pensamentos confusos entram, destroem todo o trabalho e a praga se instala.

Em uma ideia palpável como essa fica um pouco mais fácil de visualizar a capacidade que os nossos pensamentos têm sobre nós e nossas atitudes. A questão aqui é como nossa mente subconsciente não avalia nada, ela só acata, é importante estar vigilante tanto com o jardineiro quanto com o jardim. Sua mente subconsciente vai fazer de tudo para florescer, com força, vigor, se é isso que você deseja, quanto mais você pensa sobre o assunto mais ela entende que se trata de uma situação de urgência máxima que precisa ser atendida. Agora vamos supor que você acredita ter se empenhado na plantação das suas roseiras, enquanto colocava as sementes e adubava a terra as plantava colocando as sementes pensou: “essas rosas não podem morrer, não podem vir feias e fracas, não podem aparecer pragas, estou cuidando muito para que nada disso aconteça” e cada vez que o jardineiro (a mente consciente) vai regar aquela muda com todo amor e cuidado ele reforça aquele pensamento que foi colocado na hora de sua plantação. Lhe pergunto, o que você pensa que vai acontecer?

Se você disse que será uma colheita fraca, cheia de rosas podres e que as pragas fizeram morada naquelas roseiras você acertou. Seus pensamentos são mestres que devem ser atendidos. Nossa mente é extremamente inteligente e está trabalhando ao nosso favor, — não esqueça disso — porém, é necessário ter claro que a conversa entre o consciente e o subconsciente não funciona da forma que imaginamos. De alguma maneira o subconsciente não entende o “não” que colocamos na frente, ele entende que você quer rosas velhas e feias e é isso que ele lhe dará, pois, você reforça isso diariamente. Então, sabendo que seus pensamentos estão acontecendo e seu subconsciente, e consciente vão fazer tudo para que eles sejam atendidos o mais rápido possível, me parece meio claro a razão fundamental de sermos sempre cautelosos quanto ao que pensamos, pois, pode realmente se tornar realidade. Foque no que você deseja, seja claro, tire de qualquer cenário imaginário o que você não ambiciona visto que quanto mais você foca dizendo que não é aquilo, mais seu cérebro entenderá que esse é o objetivo a realizar no momento. Não esqueça que sua máquina é inteligentíssima, use-a a seu favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *