Você está ocupando seu lugar no mundo?

Começo questionando você: está satisfeito com o lugar que ocupa no mundo? Tudo bem, vamos começar pequeno. Sua importância e seu lugar no ambiente familiar, trabalho, no círculo de amigos estão bem definidos? Quais são suas habilidades e o que você faz de um jeito único? Pode parecer bobo e você me dizer que todos nós sabemos bem nossos pontos fortes, mas você faz uso diário disso para o seu crescimento e o seu sustento? Existem algumas questões que temos tanta facilidade em fazer que passam despercebidas por nós e não as utilizamos com foco direcionado, sendo assim desperdiçadas. Quando sabemos no que somos bons e fazemos bem, temos a real noção de nossa importância e utilidade, nos sentimos instigados a fazer mais, sentimos fome de ação e encontramo-nos impelidos a ampliar nosso radar para atingir um maior número de pessoas, sabendo que estamos fazendo a diferença na nossa vida e na de outras pessoas.


Quando comecei a querer me entender mais, fiquei com esse apetite de encontrar meu lugar, passei a anotar tudo o que percebia que tinha facilidade, o que gostava de fazer e o que sentia que poderia ser útil as pessoas. Perguntei às pessoas próximas o que na visão delas era meu diferencial, pois é legal se dar a oportunidade de ser visto pelos olhos de outras pessoas. Porém, como dizia Steve Jobs, “a vida é a arte de ligar os pontos”, e isso não há como terceirizar. Mas tenha calma, da intenção até conseguir vislumbrar algo palpável demanda tempo, dedicação e principalmente se colocar em movimento. Não há como sabermos se uma ideia é boa ou um tiro no pé enquanto só vislumbramos isso em nossa mente, pois ela pula cenários e esquece de deixar anotado que imprevistos irão acontecer. Isso é o que o campo de batalha traz de conhecimento, clareza e direção, por isso, comece.


Durante uma imersão, a responsável falou algo que marcou a memória: sabe as pessoas que você admira, que brilham? Elas provavelmente terão alguns pontos em comum, mas o que quero trazer aqui é que elas ocupam o seu espaço no mundo e por essa razão saltam aos olhos. São superdotadas, pessoas mais evoluídas, seres de outro planeta? Não, são pessoas como eu e você com um objetivo extremamente definido a ponto de se tornar uma fixação. Isso não quer dizer que não tiveram de lidar com dúvidas, medos e frustrações, mas foram em frente apesar deles – isso é coragem –, sabendo o seu porquê de enfrentar tudo aquilo. Olhamos estas pessoas no auge, seus resultados impressionantes, até com uma certa pontadinha de inveja, mas esquecemos de olhar seus bastidores, o que fizeram e, principalmente, do que abdicaram para estar ali. Normalmente são seres humanos com trajetórias feitas de inúmeras quedas, erros, desencorajamento, mas com força de vencer e a certeza do que tinha de ser feito. Você está disposto a isso para ocupar o seu lugar?


Todos nós viemos ocupar um lugar importante no mundo, brilhar, e isso não é papo utópico, é somente a realidade diferente do que nos foi ensinada e que de verdade nos preenche. Se você não está feliz com o lugar que ocupa, com a situação em que se encontra, MUDE, não diminua seus sonhos, não se conforme porque sempre foi assim. Altere o curso, intensifique seu foco e determinação, analise onde você quer chegar, mire e só pare quando estiver lá. Leve em consideração onde você pode ser útil, teste habilidades novas, intensifique as já conhecidas, crie soluções, se reinvente. O mundo nunca esteve tão propício para novas atividades. Suas habilidades e experiências são únicas, e uni-las e compartilhá-las com os outros cabe a você. Bato nessa tecla porque sigo nessa busca por me desenvolver, atingir meu máximo de desempenho, e quero que você atinja o seu também. Não se contente com pouco, não se acostume com o que não gosta.


Cuide da sua caminhada, sem se comparar, não tenha vergonha de onde quer chegar, sem pisar em ninguém, não há problema algum em pensar alto. Seja você aquela pessoa que você admira, que brilha, que sabe exatamente o lugar que ocupa e a diferença que faz na vida das pessoas. Não será fácil chegar onde sempre quis, mas saiba que existe um lugar que é só seu e que você precisa ocupá-lo por maior que seja o desafio. Faça a diferença para você, para as pessoas próximas, quiçá para o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *